Em 2018, a Rentcars.com passou a emular seu app em Progressive Web Apps (PWA). A estratégia era dar ao consumidor a opção, usar menos dados e ocupar pouco espaço em seu smartphone, além do que, ele permite o uso offline. Desde então, os números globais de aluguéis via aplicativo e PWA já somam mais da metade. Entre janeiro e maio de 2019, houve aumento de 117% em todos os países onde a empresa atua do número de reservas via dispositivos móveis se comparado com o mesmo período do ano passado.

João Krieger é gerente de estratégia e branding da Rentcars.com

No Brasil, apenas o aplicativo teve crescimento de 104% em número de reservas. E, ao comparar com outros da América Latina, o País possui a maior taxa de usuários que utilizam o app da Rentcars.com (Android, iOS). Entre janeiro e maio deste ano, a porcentagem ficou em 24%, sendo que, dois anos atrás, era de 10%. O Equador, por sua vez, registra uma taxa de 15% e se destaca com um aumento significativo em relação a 2017, quando somente 2,5% dos usuários usavam o app. E, por fim, a Argentina também apresenta um crescimento significativo de 2017 para cá e registra aumento de 2% para 8%.

Para o gerente de estratégia e branding da Rentcars.com, João Krieger, os números corroboram a estratégia de ser mobile first da empresa. “Toda a nossa estratégia está voltada ao mobile. No ano passado, detectamos um declínio no uso do app e, por isso, decidimos fazer essa parceria com o Google e desenvolver um PWA. Ele é mais leve do que um aplicativo, é uma versão customizada da versão do site para desktop e é user friendly. Além do mais, o usuário pode optar por uma das alternativas e a gente ainda consegue fazer envio de push. Ou seja, continuamos com uma comunicação direta com nosso cliente”.