O Conselho Gestor do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações) está trabalhando para realizar quatro projetos-piloto para conectividade nas regiões periféricas urbanas, disse o diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, José Luis Gordon, em Painel Telebrasil Summit 2023, nesta quarta-feira, 13.

A partir da linha prioritária, criada com três frentes, o BNDES solicitou que o serviço de modems FWA (Fixed Wireless Access) fosse incluído na demanda do Fust Cidades, contou Gordon. Ele explica que este recurso permite uma conexão melhor para as pessoas e a comunidade como um todo.

O diretor pontuou a relevância de levar as redes 4G e 5G para todas as regiões, trabalhando com a conectividade significativa durante toda a fase, desde o financiamento até a operação e a manutenção. “O objetivo do governo é que eles possam utilizar dos três instrumentos que serão financiados: a conectividade, o Wi-Fi e os custos que estão envolvidos nos recursos do Fust”, afirmou. “Os serviços podem ser modificadores do ambiente. A conectividade com FWA pode ser levada para os comércios, escolas. Até mesmo pequenas fintechs que existem na região poderão se beneficiar”, finalizou.