Até o final do ano, a TAM oferecerá rede WiFi em pelo menos um de seus aviões que fazem vôos internacionais. Provavelmente será uma aeronave A330, usada atualmente para viagens aos EUA e Europa. A conexão será feita via satélite, usando a frota da Inmarsat em uma parceria com a OnAir, responsável pela gestão do serviço. "Estamos acompanhando a evolução dos tablets e dos smartphones e o consequente impacto disso no entretenimento de bordo", explica José Racowski, gerente de marketing de unidades de negócios da TAM.

Ainda não está definido como será o modelo de cobrança do serviço. Há três opções sendo avaliadas: por tempo, por Megabyte ou um preço fixo por voo. É possível que mais de um modelo seja adotado simultaneamente. O pagamento será via cartão de crédito. Ao menos por enquanto não há planos de estender o WiFi para voos domésticos.

Telefone celular a bordo

Este ano a TAM iniciou a oferta de telefonia celular dentro de voos nacionais. A empresa equipou quatro aeronaves "narrow body" (nome dado àquelas que possuem um único corredor) com equipamentos que criam uma mini-rede GPRS dentro dos aviões. O parceiro de negócios, novamente, é a OnAir, com conexão via satélite da Inmarsat. Até o fim do ano serão 31 aeronaves preparadas para prestar o serviço. É possível fazer chamadas, enviar mensagens de texto e acessar a Internet pelo celular. A cobrança é feita na conta telefônica do passageiro, como se ele estivesse em roaming internacional. Parte da receita é repassada pelas teles para a OnAir, que tem um acordo de revenue share com a TAM.Racowski ressalta, contudo, que o foco da companhia aérea com esse serviço não é o lucro, mas disponibilizar uma conveniência a mais para seus clientes.

Segundo o executivo, em média são feitas cinco utilizações da rede por voo. A maioria são mensagens de texto. As ligações, quando ocorrem, costumam ser curtas. "O feedback dos clientes até agora é de que o serviço é bom, embora caro. Temos uma postura pró-ativa para baratear os custos a longo prazo. Queremos gerar escala para ter poder de barganha e discutir com os provedores a questão do preço", diz Racowski.

A frota da TAM é composta de 153 aeronaves, das quais 124 são "narrow body" e 29, "wide body" (com dois corredores).