Plataformas para o desenvolvimento de apps estão se tornando cada vez mais populares. Ao mesmo tempo, começam a surgir as primeiras delas criadas no Brasil e em outros mercados emergentes, assim como algumas com foco em determinados nichos. É o caso da brasileira Orkeo, uma plataforma de desenvolvimento de apps na web com foco em aplicações corporativas. Através do site da Orkeo, qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento de programação, pode construir rapidamente um app corporativo de CRM, ERP, automação de força de vendas, gerenciamento de recursos humanos, gerenciamento da cadeia de suprimentos, dentre outros.

Tanto a criação dos apps quanto a sua hospedagem ficam na nuvem, em servidores da Orkeo. Seu modelo de negócios é de PaaS, ou seja, cobra-se pelo uso da plataforma como um serviço – há uma opção gratuita e três planos pagos, cuja mensalidade varia de R$ 39,90 a R$ 119,90, dependendo da quantidade de usuários, de objetos, de registros e de espaço de armazenamento compartilhado.

A proposta da Orkeo é vender não apenas diretamente para empresas, mas também para desenvolvedores independentes que queiram usar a plataforma depois comercializar seus apps através de uma loja da Orkeo para terceiros.