Inteligência Artificial (IA)

A Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a IBM e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), inicia as atividades do Centro de Inteligência Artificial (C4AI), laboratório dedicado a estudos e pesquisas sobre IA. O C4AI fica no Centro de Pesquisa e Inovação, InovaUSP, em São Paulo.

O C4AI terá foco inicial em cinco temas relacionados à saúde, meio ambiente, cadeia de produção de alimentos, futuro do trabalho e desenvolvimento de tecnologias de Processamento de Linguagem Natural em Português (PLN). Seu objetivo é procurar maneiras de melhorar o bem-estar do ser humano e apoiar iniciativas para diversidade e inclusão.

Cinco primeiras linhas de estudo

Para a saúde, o C4AI vai desenvolver modelamento de AVCs usando técnicas multimodais de análise de redes para melhorar diagnósticos, tratamento e reabilitação. A primeira fase do estudo terá duas frentes de pesquisa. Uma com o objetivo de melhorar o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação de pacientes de acidente vascular cerebral (AVC), com técnicas de análise de redes complexas em dados multimodais. E, a segunda, com foco em investigar formas de melhorar a escolha de protocolos de reabilitação em casos de AVC.

Com relação à linha de pesquisa na área de meio ambiente, o C4AI pretende integrar o aprendizado de máquina com o conhecimento que se tem da Amazônia Azul, vasta região do oceano Atlântico na costa brasileira rica em biodiversidade e recursos energéticos. O projeto, chamado de Blue Amazônia Brain pretende, a partir daí, encontrar respostas para diferentes perguntas sobre o ecossistema marinho. O projeto usa Knowledge-Enhanced Machine Learning (KEML).

Em produção de alimentos, a linha de pesquisa AgriBio pretende desenvolver modelos de causa e efeito para cadeias de produção de agricultura, em especial a de pequenos produtores, levando em consideração preocupações como desperdício de água e alimento.

Sobre o futuro do trabalho, o centro de estudos deverá acolher diferentes faculdades da área de humanas da USP para realizar o mapeamento, a compreensão e a abordagem do impacto da inteligência artificial em economias como a do Brasil. As áreas de economia, história, sociologia e ciências sociais devem fazer parte do projeto. Inicialmente, o C4AI focará em pesquisas relacionadas às políticas públicas para a IA e à coleta e análise de dados sobre impacto da IA nos empregos e no futuro do trabalho.

A última linha de pesquisa do C4AI terá como meta habilitar o Processamento de Linguagem Natural (PLN) de alto nível para o português do Brasil, assim como já existe para outros idiomas.

Comitês

Para ampliar e desenvolver os cinco temas iniciais de trabalhos do C4AI, serão criados três comitês de acompanhamento para promover temas de interesse comum do País, com foco na indústria, ciência e sociedade. A proposta é que os comitês contribuam para uma aplicação real desses projetos de estudo. Um deles será científico internacional, para avaliar o progresso do centro. Um segundo será de indústria e sociedade – com representantes de diferentes setores da sociedade civil, de empresas e órgãos públicos.

O terceiro comitê será de diversidade e inclusão, cuja função é promover e aumentar a participação de mulheres, afrodescendentes e outros membros da sociedade no setor de inteligência artificial como um todo.