O grande destaque na lista dos dez apps mais baixados no Brasil em setembro foi o Gemini, aplicativo de inteligência artificial generativa do Google. Ele teve um aumento de 350% em comparação com agosto, saltando de 1 milhão para 4,5 milhões de instalações no país. Isso o fez subir da 38ª posição para a vice-liderança do ranking, de acordo com dados levantados por Mobile Time na plataforma da AppMagic. A mesma tendência de forte de crescimento do Gemini foi observada em setembro nos dados mundiais. Os números somam App Store e Google Play.

O Gemini encostou no rival ChatGPT. O aplicativo da OpenAI manteve a liderança, mas por uma diferença muito pequena. Foram 4,6 milhões de downloads em setembro, o que representa uma queda de 26% em relação aos 6,2 milhões de agosto.

Chama a atenção também a perda de espaço do marketplace chinês Temu. Ele desceu da 3ª para a 10ª posição ao diminuir em mais de 50% a sua quantidade de instalações. Foram 1,9 milhão de downloads em setembro contra 4,2 milhões em agosto.

Os demais apps na lista continuam os mesmos, na mesma ordem, à exceção do WhatsApp, que deixou o top 10 para dar lugar ao Gemini. O WhatsApp teve 1,7 milhão de downloads em setembro, ficando na 12ª posição.

A lista dos dez apps mais baixados no Brasil é variada em categorias e grupos econômicos. São dois apps de IA generativa; dois marketplaces; duas redes sociais; um game; um app de governo; um banco; e um streaming. Todos os dez são de desenvolvedores diferentes, em contraste com a lista mundial, na qual a Meta tem quatro apps entre os 10 mais baixados.

apps mais baixados

A imagem no topo desta matéria foi produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!