A uMove.me, empresa brasileira desenvolvedora da plataforma homônima para a criação de apps corporativos, inaugurou, em parceria com as aceleradoras Estarte.me e Wow, um programa de aceleração de start-ups móveis em Porto Alegre. As empresas selecionadas precisam ter projetos que possam usar a plataforma da uMove.me para a criação de seus apps.

O processo de aceleração terá duração de três meses, o que inclui uma semana de imersão dentro da uMove.me. No resto do tempo, as start-ups vão operar no espaço da Estarte.me, recebendo mentoria fornecida pelas duas aceleradoras que participam do projeto.

Os interessados em participar precisam se inscrever no site do uMove.me labs até 10 de dezembro. Serão pré-selecionadas 20 ideias, das quais cinco serão escolhidas para integrar esse primeiro ciclo de aceleração. Cada uma das start-ups escolhidas receberá aporte de R$ 30 mil em troca de 15% de participação acionária para as aceleradoras. É exigido que a equipe tenha pelo menos um desenvolvedor com disponibilidade de dedicação em tempo integral durante os três meses de aceleração em Porto Alegre.

A plataforma da uMove.me é capaz de gerar apps para Android, iOS, BlackBerry, Symbian e Java ME. Hoje, conta com mais de 20 mil usuários ativos e 150 parceiros no Brasil e no exterior.

Análise

Várias empresas nacionais do mercado de conteúdo e serviços móveis têm se interessado em apoiar ou criar seus próprios programas de aceleração de start-ups. Um caso noticiado por MOBILE TIME é o da Gema, aceleradora criada pela paulista TWW. Há também o interesse do MEF-LatAm de abrir uma aceleradora no Brasil em parceria com seus associados.