Chegou mais um concorrente para o disputado mercado de streaming de música. Trata-se do YouTube Music (Android, iOS), lançado esta semana pelo Google. Ele permite escutar (e ver os vídeos, claro) de músicas presentes no site de vídeos. O acesso é gratuito, mas com publicidade. Para tirá-la, pode-se aderir ao serviço YouTube Red, que custa US$ 9,99 por mês e vale também para todo o catálogo do YouTube. Assinantes do Google Play Music, serviço de streaming de música do Google, também acessam a versão pro do YouTube Music.

A diferença entre o YouTube Music e o Google Play Music é que o primeiro usa como base o seu catálogo de vídeos musicais, o que inclui um monte de artistas independentes, além de remixes e versões ao vivo que talvez não estejam presentes no segundo ou em qualquer outro serviço de streaming de música tradicional.

A partir da escolha de um artista ou de uma música específica, o YouTube Music inicia uma estação relacionada àquela escolha. Também há uma estação personalizada, a partir das preferências do usuário. Para os assinantes do YouTube Red é possível escutar músicas offline; ouvir músicas mesmo com a tela apagada ou aberta em outro app; e escutar apenas o áudio, sem carregar os vídeos.