Os titulares de linhas móveis pré-pagas que não atualizaram seus cadastros após serem notificados pelas prestadoras móveis terão as linhas bloqueadas a partir da próxima segunda-feira, 18.

A medida vale para usuários de 17 estados. São eles: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe e São Paulo.

Esses estados contam com 91 milhões de celulares pré-pagos, porém, menos de 1% apresenta alguma pendência cadastral.

Os clientes com linhas bloqueadas poderão fazer a atualização dos dados cadastrais junto à sua prestadora por meio dos canais de atendimento disponíveis, como call center e espaço reservado ao consumidor em seus websites. No caso de pessoa física, é necessário informar o número do CPF e, para pessoa jurídica, o CNPJ. Também poderão ser solicitadas informações adicionais de validação do cadastro.

Para garantir que o SMS de solicitação de recadastramento recebido foi, de fato, encaminhado pela prestadora contratada, o cliente pode conferir os números utilizados pelas prestadoras para envio destas mensagens na página Cadastro Pré-Pago, no site da Anatel.