Mais uma grande empresa aderiu à publicidade móvel no Brasil, dessa vez a Danone. A fabricante de alimentos preparou uma ação de mobile marketing para o carnaval do Rio de Janeiro para a qual contratou, pela primeira vez, espaço publicitário em outros sites e apps móveis, através da AdMob, do Google, e da Redemobi, do Grupo.Mobi.

Com o objetivo é transmitir aos brasileiros os benefícios do consumo de iogurte, a empresa é a patrocinadora do samba-enredo deste ano da escola Porto da Pedra intitulado "Da seiva materna ao equilíbrio da vida". Como parte dessa campanha, foi desenvolvido um aplicativo móvel para iOS e Android chamado "Danone Carnaval", que será disponibilizado gratuitamente na App Store e no Android Market. O app utiliza recursos de realidade aumentada: quando a câmera é apontada para o logotipo da Danone nas garrafas de 900 ml de Danoninho, Dan Up e Activia, aparece na tela uma animação em três dimensões de um casal de mestre-sala e porta-bandeira dançando ao redor da embalagem. "Queríamos uma experiência que fosse positiva e diferente. Para a grande massa, realidade aumentada ainda é uma novidade", explica o gerente de mídias digitais da Danone, Rodrigo Matheus. A sugestão partiu da agência de publicidade da Danone, a Wunderman. Além disso, o aplicativo traz o samba-enredo da Porto da Pedra e servirá de interface para um concurso cultural que será realizado durante o desfile da escola.

A divulgação do aplicativo está sendo feita através de publicidade móvel. A Danone não divulga o investimento em mobile advertising especificamente, mas a campanha como um todo, incluindo diversas mídias, consumirá 15% do seu orçamento de marketing em 2012, revela Matheus.

Wi-Fi

Complementando a ação, a Danone oferecerá acesso gratuito a hotspots Wi-Fi em 20 pontos da Zona Sul e da Zone Oeste do Rio de Janeiro durante o carnaval. A maioria são bares e restaurantes localizados em áreas por onde passam blocos de rua. Nesses estabelecimentos haverá promotores da Danone incentivando as pessoas a baixarem o aplicativo e experimentarem a interatividade com realidade aumentada, que também funcionará quando a câmera for apontada para flyers em formato de máscara de carnaval distribuídos pela empresa.