Equipes das 10 startups selecionadas para seis meses de imersão no Google Startups Campus

O Google começou nesta quinta-feira, 14, a quarta turma do programa de residência do Google Startups Campus. Com dez startups novas no hub de inovação da companhia, na Zona Sul de São Paulo, esta turma terá como foco principal desenvolver soluções para tecnologias conversacionais e de assistência ao usuário, em especial para o Google Assistente.

No programa que dura seis meses, as equipes das startups ainda terão acesso ao recém-inaugurado Assistent Lab, um laboratório dedicado a plataformas de assistência virtual do Google. Nele, os desenvolvedores poderão rodar suas invenções em um farming de smartphones (dos mais simples aos mais elaborados) e até nos alto-falantes inteligentes Google Home.

“Damos toda a base para as startups trabalharem mais com inteligência artificial, machine learning e tecnologias conversacionais”, disse Lauren Pachaly, líder de marketing do Google Assistente no Brasil. “Nós vamos abraçar essas startups, dar a mentoria, e abrir o espaço para elas conhecerem investidores e fundos de investimento”.

Startups

As dez startups selecionadas pelo Google são:

12 minutos – plataforma de leituras diárias de livros de carreiras, negócios e desenvolvimento pessoal em 12 minutos, via Google Assistente.

Ahazou – assistente digital para geração de conteúdo nas redes sociais com foco em pequenas empresas. Criado como app, a companhia lançará em breve uma versão para o Google Assistente.

CosmoBots – plataforma de criação e gestão de bots para atendimento ao consumidor, ou seja, um self-service de chatbot. Com projetos com a Wavy (iFood e Ingresso Rápido), Sicredi e Alphaville Construções, Henrique Carvalho, cofundador da empresa, explicou que o foco no programa é a criação de templates de bots para PMEs em Google Assistente, Messenger e WhatsApp.

EduSim – chatbot que roda no WhatsApp para garantir a interação entre alunos e professores no ensino do inglês. Também será expandido para Google Assistente.

Memed – ferramenta de prescrição médica digital que conecta médicos, pacientes e farmácias por meio de envio da receita via SMS e um bot em um navegador para comprar remédios. De acordo com o fundador, Ricardo Moraes, um comparador de preço de remédios será adicionado ao Google Assistente. Atualmente 55 mil médicos estão cadastrados no Memed.

N2B – com foco em empresas, essa plataforma oferece programa de nutrição para corporações. Por meio de chat com nutricionistas e um feed em tempo real sobre as refeições.

Onyo – aplicativo que permite o consumidor fazer pedidos e pagamentos antecipados a restaurantes, de modo que reduza demandas e gastos dos estabelecimentos em momentos de pico de acesso. Com o Google Assistente, o foco desta aplicação é dar a opção para o usuário fazer seus pedidos com comando de voz.

Skore – empresa fundada por Rico Katayama é a única que foi mantida da terceira turma do Google for Startups. Sua atuação é focada em treinamento de equipes empresariais com vários serviços tecnológicos em módulos. Com 32 módulos, uma das opções que mais se destaca é o chatbot, usado, por exemplo, pela Via Varejo para treinar sua força de vendas.

TNH Health – com clientes como Drogasil e Intermédica, a TNH Health produz chatbots white label para a gestão da saúde populacional. Os bots enviam mensagens de texto para os pacientes se conscientizarem sobre assuntos relacionados à saúde, como, por exemplo, como se alimentar e o uso de Vitamina C durante a temporada de gripe, e, assim, diminuir a fila nos prontos-socorros. A companhia tem um projeto para criar um assistente digital para saúde mental no Google Assistente, além de fazer parte do programa de RCS do Google, como explicou Michael Kapps, fundador.

Voozer – com foco em levar o conteúdo via voz para o Google Assistente, essa plataforma oferece o consumo de conteúdo digital via narração para os usuários, enquanto tenta engajar mais ouvintes para blogs e sites.