A Claro registrou receita líquida de R$ 45,70 bilhões em 2023, um incremento de 7,2% ano contra ano. Desse montante, R$ 23,8 bilhões foram provenientes do móvel que, por sua vez, teve aumento de 12,4% no período.

A operadora encerrou 2023 com 87 milhões de clientes móveis, e somente no ano passado houve um acréscimo de 684 mil linhas portadas.

Do total de sua base, 51,5 milhões são de assinantes pós-pagos – aumento de 9,7% na comparação anual – com incremento de 4,5 milhões de clientes no ano. Segundo a empresa, a participação de mercado neste segmento (excluindo M2M) está em 34,5%, um aumento de 1,46 p.p. nos últimos 12 meses.

Já a base pré-paga encerrou com 35,5 milhões de linhas em 2023, adicionando +0,56 p.p. em participação de mercado nos últimos 12 meses. O market share, segundo a Claro, ficou em 33% em dezembro de 2023.

A plataforma móvel totalmente digital que oferece planos pós-pagos, o Claro flex, teve crescimento de adições líquidas em sua base de 84% em comparação ao ano anterior, sendo um importante instrumento para a migração interna dos clientes do pré para o pós-pago.

Em seu relatório dos resultados financeiros, a operadora diz ter cerca de 38% do market share do mercado de 5G no Brasil, um incremento de 0,88 p.p. E a empresa encerrou o ano com 10,6 milhões de dispositivos habilitados para a rede móvel de quinta geração.

Embratel

O segmento corporativo da Claro, com a Embratel, encerrou o quarto trimestre de 2023 com crescimento em sua receita nas plataformas de TI e Mobilidade, impulsionadas pela oferta de SD-WAN (+141,6%), rede WI-FI (+130,0%), Datacenter (+31,1%), Segurança (+11,6%) e M2M/IOT (+8,6%).

Vale dizer que a Claro não informa separadamente o balanço do segmento corporativo. Ele está inserido no “Receita fixa e outros”. Nesta vertical, a empresa registrou queda de 0,7% ano contra ano, totalizando uma receita líquida de R$ 19,8 bilhões em 2023.