O acordo de roaming de dados entre Nextel e a Vivo será expandido para além do 3G e passará a contemplar a tecnologia 4G em todo o território nacional. A informação foi confirmada ao Teletime News pelo CEO da Nextel, Roberto Rittes.

Ainda que não anunciado oficialmente, o roll-out do roaming 4G já estava ocorrendo em algumas praças como São Paulo e Sorocaba, no interior paulista. Agora, segundo Rittes, “até essa semana, o Brasil inteiro estará liberado”. O executivo explicou que o acordo com a Vivo já contemplava o 4G, mas que algumas questões sobre a implementação ainda precisavam ser resolvidas antes da inclusão.

Hoje, o principal emprego do capex da operadora móvel é justamente a expansão da rede 4G em locais onde só atendia com 3G. “Onde temos 1,8 GHz [como as capitais de São Paulo e Rio de Janeiro] esse é um processo normal: usamos ele para 4G e o 2,1 GHz para 3G. Como o equipamento é novo, entrou em operação em 2013/2014, a parte de upgrade é muito simples. Mas no interior de São Paulo e litoral, onde a gente não tem 1,8 GHz, o upgrade está ocorrendo via refarming, dividido metade para 3G e metade para o 4G. Realizamos investimento grande no final do ano passado em 350 sites em que fizemos o 4G”. Iniciado em Campinas e Santos, o processo também já começou em São José dos Campos.