A OpenAI anunciou o lançamento do ChatGPT-4. A nova versão da inteligência artificial generativa apresentada nesta terça-feira, 13, precisou de seis meses para ser desenvolvida e se transformar em uma ferramenta mais segura.

De acordo com a empresa, o GPT-4 tem 82% menos probabilidade de responder a solicitações de conteúdo proibido e 40% mais chances de produzir respostas factuais do que o GPT-3.5.

A OpenAI incorporou na nova ferramenta a possibilidade de feedback humano, inclusive por parte dos usuários, de modo a melhorar seu comportamento. A empresa também trabalhou com 50 especialistas para receber um feedback inicial em domínios como segurança e proteção da inteligência artificial.

No site da OpenAI, a empresa afirma que o GPT-4 está “mais criativo e colaborativo”. A ferramenta é capaz de gerar, editar e interagir com os usuários em tarefas de redação criativa e técnica, como compor músicas, escrever roteiros ou aprender o estilo de escrita de um usuário, algo que já era feito.

“Seguindo o caminho de pesquisa do GPT, GPT-2 e GPT-3, nossa abordagem de aprendizado profundo aproveita mais dados e mais computação para criar modelos de linguagem cada vez mais sofisticados e capazes”, diz a empresa.

A nova versão do ChatGPT contou com a colaboração de diferentes empresas para a criação de novos produtos. Duolingo, Be My Eyes, Stripe, Morgan Stanley, Khan Academy e o governo da Islândia são alguns desses parceiros.

Dessa vez, a OpenAI deixou claro que o ChatGPT-4 ainda é falho em alguns aspectos e tem suas limitações, mas que estão sendo trabalhadas para serem resolvidas, “como preconceitos sociais, alucinações e prompts adversários. Incentivamos e facilitamos a transparência, a educação do usuário e uma alfabetização mais ampla em IA à medida que a sociedade adota esses modelos. Também pretendemos expandir as possibilidades de contribuição das pessoas para moldar nossos modelos”, completa o texto que está no site da empresa.

O novo modelo está disponível por meio do ChatGPT Plus, que custa US$ 20 por mês, e no formato de API para desenvolvedores criarem aplicativos e serviços.