Muito em breve os cidadãos britânicos poderão usar um aplicativo de rastreamento de contato, ferramenta que vai detectar se alguém está próximo de uma pessoa que contraiu o novo coronavírus, disse o secretário de saúde, Matt Hancock.

Na prática, o app do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS na sigla em inglês) deve funcionar da seguinte forma: as pessoas relatam seus sintomas e, em seguida, outros usuários do aplicativo que tiveram contato com essa pessoa nos últimos dias são anonimamente alertados.

O jornal britânico The Guardian informou na semana passada que o aplicativo, desenvolvido pela NHSX – o braço de transformação digital do serviço de saúde – com parceiros acadêmicos e do setor, está em estágio avançado de avaliação e deve ser implantado em algumas semanas.

Cerca de 60% da população adulta precisaria se inscrever e se envolver com o aplicativo registrando seus sintomas ou resultados de testes positivos para que ele seja eficaz. Sua proximidade com outros usuários seria registrada e eles seguiriam os conselhos dados em alertas para se autoisolar – mesmo nos casos em que não tinham conhecimento de estar em contato com alguém infectado.

Houve preocupações com a privacidade, já que o aplicativo acompanharia os movimentos das pessoas e seus contatos. Mas Hancock disse que todos os dados serão tratados de forma ética e segura, e somente serão usados para os cuidados e pesquisas do NHS, e não serão guardados por mais tempo do que o necessário. O secretário também informou que o código-fonte também será divulgado.