O banco digital Efí (antiga Gerencianet) lançou uma solução de link de pagamento com a opção de iniciação de pagamento via Pix com open finance. Seus clientes, que são, na sua maioria, pessoas jurídicas (PJ), podem enviar um link de pagamento por qualquer canal de comunicação digital, como o WhatsApp, por exemplo. Ou, se preferirem, podem integrar essa solução de iniciação de pagamento dentro de seus próprios aplicativos ou websites, se conectado a uma API da Efí.

“Nossa API conecta as pontas. Entregamos end-points com os padrões do open finance. Assim, nossos clientes conseguem iniciar um pagamento tendo a Efí como iniciadora. Eles podem embutir a iniciação dentro do seu app ou site de e-commerce”, explica Karen Carvalho, gerente de produtos da Efí, em conversa com Mobile Time.

O consumidor final, ao clicar no link para iniciar um pagamento por Pix com a solução da Efí, é levado para uma página onde informa seu CPF e consulta uma lista dos bancos que estão integrados via open finance. Ali, seleciona o seu banco e é em seguida encaminhado para um processo de autenticação nele, caindo direto na página para conclusão da transferência, em um ambiente da instituição financeira escolhida. Em seguida, volta automaticamente para o app ou site onde iniciou o pagamento, já com o devido comprovante digital.

A lista de bancos disponíveis é composta somente de instituições financeiras com as quais a Efí já validou a efetividade desse tipo de transação, através de testes recorrentes. No momento, há 24 bancos listados. Para quem quiser experimentar como funciona, a Efí criou um app especialmente para isso, no qual é possível realizar a compra de um ebook sobre open finance por R$ 0,01 pagando com a solução embarcada de iniciação de pagamento com Pix. O aplicativo se chama Pix Via Open Finance (Android, iOS).

A Efí atua como instituição de pagamento autorizada pelo Banco Central desde 2019. Atualmente conta com 370 mil clientes. No ano passado transacionou R$ 21 bilhões, volume que projeta crescer 47% este ano. 80% das suas transações acontecem via APIs.