Ferramentas de gestão financeira e incentivos por prêmios podem aumentar o uso de smartphones como dispositivos de pagamento, de acordo com pesquisa realizada pela Accenture. Mais da metade dos 4 mil entrevistados dos Estados Unidos e Canadá disseram que estavam muito propensos a usar o celular ainda com mais frequência para realizarem pagamentos pelo celular se pudessem rastrear os recibos (citado por 60% dos entrevistados), controlar as finanças pessoais (56%), ou evidência do comprovante do seguro social (56%).

Mais da metade dos entrevistados que já fazem pagamentos móveis disseram que usariam o dispositivo com mais frequência se lhes fossem oferecidos benefícios como cupons instantâneos de varejistas (citado por 60% dos entrevistados), "pontos" que ficariam armazenados no telefone para futuras compras (51%); cupons que podem ser automaticamente armazenados no telefone (50%), ou algum atendimento especial, como um serviço prioritário ao cliente (50%).
 
No grupo de entrevistados que ainda não realizam pagamentos pelo celular, um em cada três  entrevistados disse que estaria mais propenso a usar meios de pagamentos móveis se pudesse  utilizar os celulares para mostrar o comprovante (de seguro) ou para controlar as receitas – ambas com 32%. Cerca de um em cada cinco usuários disse que estaria mais propenso a usar meios de pagamentos móveis se recebesse um tratamento preferencial em lojas ou cupons – que podem ser armazenados nos telefones – para compras futuras (citado por 21% e 20% dos entrevistados, respectivamente ).

A pesquisa também mostrou que as preocupações com a segurança são o maior entrave para a adoção de pagamentos móveis pelos consumidores: 45% dos entrevistados não usam seus smartphones para pagamentos móveis alegando preocupação com segurança. Privacidade e a conveniência em usar cheques, cartões e dinheiro também foram mencionadas, cada uma com 37% de respostas.