Como fornecer a governos informações úteis para conter a pandemia do novo coronavírus, respeitando o anonimato dos dados e a privacidade de cada um? A partir dessa premissa e das experiências na China e da Coreia do Sul, uma aliança liderada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento BID (a partir do BID Lab) criou o David19. A plataforma só pode ser usada por meio de participação voluntária das pessoas e garante a preservação do anonimato dos dados.

David19 tem como proposta integrar informações que cada pessoa compartilha, como, por exemplo, as fases de quarentena ou de circulação, além de sintomas, hábitos, entre outras. Esses dados vão gerar mapas de situações de risco em tempo real, utilizando o blockchain, que garante a privacidade e proteção de dados, uma vez que a tecnologia é descentralizada e não permite a manipulação ou a alteração dos dados. E, no fim, será possível ter um certificado de autodeclaração, uma espécie de passaporte digital de saúde, que ficará no celular do usuário, permitindo, então, sua liberdade de circulação – por já estar imunizada, por exemplo.

A partir desses dados coletados autoridades poderão tomar decisões importantes para a reabertura das cidades, por exemplo.

A proposta da iniciativa é que David19 se espalhe pela América Latina e Caribe, mas também pode ser usado em outras regiões do mundo.