O governo do estado de São Paulo lançou na tarde desta sexta-feira, 14, um aplicativo para cadastro geográfico de produtores rurais. Batizado de Rotas Rurais (Android, iOS), o app foi feito em parceria pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento estadual e Google.

Como funciona

Por meio do app, os produtores rurais realizam um pré-cadastro indicando o tamanho do terreno e localização. A informação é repassada para os técnicos da Secretaria de Agricultura estadual validarem o endereço. Uma vez cadastrados no sistema, os usuários poderão ter seu endereço nos aplicativos do Google (Google Maps, Waze, entre outros), colaborar com estudos da Secretaria de Agricultura e utilizar serviços básicos: receber encomendas, repassar o endereço para familiares e amigos e chamar auxílio quando precisa, como polícia, ambulância e bombeiros.

Dados

De acordo com a Secretaria de Agricultura local, a estimativa é que mais de 2 milhões de endereços não estão na base governamental. Em um uso prévio, as cidades de Pardinho e Itu foram 100% cadastradas. Na ação no interior paulista, o governo contabilizou 1,6 mil endereços digitais. Para o futuro, o governo de SP quer mapear 62 municípios até o final do ano e a implantação total até dezembro de 2022, um total estimado em 350 mil produções agrícolas.