O governo do estado de São Paulo está desenvolvendo um projeto de mapeamento digital de suas estradas. De acordo com o assessor de apoio aos municípios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Carlos Henrique Paes de Barros, a ideia é juntar os dados das vias nas 645 cidades de modo que colabore para digitalizar o também o trabalho do produtor rural.

Paes de Barros explicou que um grupo de trabalho foi criado há nove meses para isso. Nele, a ideia é que esse mapa ajude na interação entre campo e cidade, de forma que as informações colaborem para serviços de emergência e rastreabilidade do hortifrutigranjeiro, por exemplo.

“Temos imagens de satélite, dados de censo rural do IBGE e outros dados abertos de parceiros, além dos dados das prefeituras no estado. Nós vamos juntar tudo isso e criar um mapa digital das estradas”, explicou o assessor parlamentar. “Se, por exemplo, uma pessoa tem um problema no carro, será mais fácil para encontrá-lo com tudo mapeado digitalmente”.

Ainda não há data estimada para a conclusão do projeto, uma vez que parte da digitalização depende dos dados das prefeituras.

Rastreabilidade

Além da utilização para serviços públicos, o mapeamento digital colaborará para a legislação que rastreabilidade do hortifrutigranjeiro da Anvisa. Neste caso, a ideia é que a digitalização das estradas ajude a criar endereços dos produtores rurais, algo que facilitará a rastreabilidade de frutas, legumes e verduras.

“Estamos conversando com uma startup de Santa Catarina, a PariPassu, e com a associação de supermercados (ABRAS), para desenvolver projetos de rastreabilidade. Mas antes nós precisamos ter os endereços dos produtores etiquetados e digitalizados”, disse Paes de Barros. “Hoje, mais de 80% dos produtores no campo têm celulares. Eles precisam de ferramentas para ajudá-los a serem mais produtivos”.