A caxirola real foi proibida nos estádios durante a Copa do Mundo, mas não a sua versão móvel. Isso mesmo: o instrumento criado por Carlinhos Brown ganhou uma versão virtual na forma de aplicativo móvel para Android e iOS. O app oficial da caxirola, com o aval da Fifa, foi desenvolvido pela produtora alagoana Ilhasoft e estará disponível para download a partir deste sábado, 15, na Google Play, por US$ 0,99, junto com o início da Copa das Confederações. A versão para iOS pode demorar um pouco mais pois ainda aguarda aprovação da Apple.

O app apresenta uma caxirola modelada em 3D que emite o mesmo barulho do chocalho quando o smartphone é sacudido. O usuário também pode gravar uma música tocando caxirola e enviar para amigos pelas redes sociais. Ao contrário do que aconteceu em um recente jogo entre os times do Bahia e do Vitória, que resultou no banimento da caxirola porque os torcedores arremessaram o instrumento no campo, dificilmente veremos gente atirando seus smartphones no gramado. Quem não gostar do som, vai precisar tampar o ouvido.

Peduá

Outro instrumento oficial da Copa, este escolhido pela CBF, é o apito peduá. Igualmente proibido nos estádios, ele também ganhará versão oficial móvel desenvolvida pela Ilhasoft. Neste caso, o som é acionado soprando o microfone do smartphone. O app ainda aguarda a aprovação do seu design pela CBF para que seja submetido às lojas de aplicativos.