93% dos consumidores brasileiros gostariam de usar realidade aumentada (AR, na sigla em inglês) em seus smartphones para escanear produtos e obter ofertas e promoções. De acordo com a quinta edição da pesquisa Cisco Consulting Services, 88% dos clientes ainda responderam que estariam interessados em utilizar o conceito de AR para achar produtos dentro de lojas. Em outra questão, 80% disseram gostariam de receber informações sobre um produto via realidade aumentada.

Realizada com 6 mil pessoas em dez países – inclusive do Brasil – que responderam sobre 19 tópicos de digitalização e mobilidade, a pesquisa demonstra que quase um terço dos brasileiros (28%) estão utilizando apps de compras pelo menos uma vez por semana.

A pesquisa verificou também o interesse dos brasileiros por soluções de pagamento móvel: 77% dos consumidores nacionais querem armazenar vários cartões em smartphones ou tablets, como permitem os serviços de m-payment de Samsung, Google e Apple.

84% dos consumidores disseram que gostariam de um sistema de pagamento de caixa self-service, com escaneamento do produto por smartphone; e 82% aprovariam a adoção de um carrinho de compras inteligente através de dispositivos domésticos que acompanhariam o que falta dentro de casa.