As políticas públicas brasileiras que buscam enfrentar as desigualdades no acesso à Internet em pequenos municípios não são prioridade na agenda dos governos. Inclusive, essas políticas são ausentes na maioria das localidades, portanto, não promovem a inclusão digital.

Este é um dos principais resultados da publicação “Fronteiras da inclusão digital: dinâmicas sociais e políticas públicas de acesso à Internet em pequenos municípios brasileiros”, produzida e coordenada pelo Cetic.br/NIC.br, em parceria com a Anatel e a Embaixada Britânica no Brasil, lançada nesta terça-feira, 14.

Trata-se de um diagnóstico da adoção da Internet em municípios brasileiros com até 20 mil habitantes. Foram selecionados 485 municípios, divididos em quatro grupos a partir dos indicadores de conectividade (acessos) e capacidades locais. O objetivo foi entender o que influencia os diferentes níveis de conectividade e averiguar o quanto as capacidades dos provedores e dos governos locais poderiam explicar essas diferenças.

Constatou-se uma expansão recente da fibra óptica nesses municípios, associada ao esforço dos provedores de pequeno porte. Entre as principais barreiras verificadas nas áreas rurais estão: falta de energia elétrica, e da instalação e manutenção das torres no caso da conexão via rádio, além de dificuldades geográficas.

“Este estudo mostra que as políticas públicas são fundamentais para aumentar os níveis de conectividade, especialmente aquelas que articulem Wi-Fi gratuito, acesso a dispositivos e desenvolvimento de habilidades digitais, em equipamentos públicos distribuídos no território, como escolas municipais”, diz a publicação. “A construção e o fortalecimento das capacidades locais são centrais para que as tecnologias possibilitem a ampliação na democratização do acesso às informações e na participação social, mitigação das desigualdades socioeconômicas e territoriais, redução das barreiras de deslocamento para o acesso a serviços públicos e equipamentos culturais e promoção do desenvolvimento socioeconômico”, finaliza o texto.