O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, estima que o investimento para conectar as escolas brasileiras será entre R$ 7 bilhões e R$ 8 bilhões até o final do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Durante o Painel Telebrasil Innovation 2023, evento organizado pela Conexis, Filho conversou com jornalistas sobre o avanço do plano de conectividade significativa nas escolas.

“Temos recursos específicos do leilão do 5G para garantir investimento em conectividade nas escolas. Nós, como governo, e o presidente da República, estamos determinados a priorizar isso. Entendemos que será um grande avanço para as próximas gerações do nosso País, se conseguirmos, nesse governo do presidente Lula, conectar todas as escolas do País com uma velocidade adequada por aluno e, com isso, tornar essa conectividade significativa”, afirmou.

Além dos recursos do leilão do 5G, a conectividade nas escolas públicas também terá aporte de contrapartida de recursos do FUST e será estruturado junto ao BNDES.

Conceito

Filho afirmou que o conceito de conectividade significativa vai além do acesso à Internet, mas também busca incorporar tecnologias no ensino, ao garantir a conexão de uma rede de qualidade. Para isso, o plano do MCom é ter rede Wi-Fi em todos os ambientes pedagógicos e garantir pelo menos 1 Mbps de velocidade em conexão por aluno. Atualmente, o ministro afirmou que o Brasil tem 138 mil escolas públicas de ensino básico. Dessas, 8 mil não tem qualquer conexão à web e 119 mil tem conexão, mas não é o suficiente para atividades pedagógicas.