Aplicativos de comunicação (mensagens instantâneas, VoIP, email) e de redes sociais estão entre aqueles que proporcionalmente mais utilizam as redes celulares para trafegar dados. Segundo uma pesquisa realizada pela Ericsson com 23,8 mil usuários de smartphones Android em cinco mercados (EUA, Inglaterra, Índia, Coreia do Sul e Japão), entre 40% e 50% do tráfego realizado por esses aplicativos acontece através das redes celulares, enquanto o restante ocorre via Wi-Fi. Para efeito de comparação, em apps de vídeos, de notícias e games, o percentual trafegado pelas redes móveis fica entre 20% e 30% (veja gráfico abaixo).

Os apps de redes sociais são disparados aqueles abertos mais frequentemente, com uma média acima de 300 sessões por mês. Em segundo lugar estão aqueles de mensagens instantâneas e VoiP, com média um pouco abaixo de 250 por mês. Essas duas categorias são consideradas como de aplicativos "always on", cuja dinâmica de uso se baseia em constantes notificações sobre interações. Games aparecem em terceiro lugar, um pouco acima de 200 sessões por mês. As categorias com médias abaixo de 50 e com baixa participação da rede móvel no tráfego, como no caso de apps de vídeo e lojas de aplicativos, são consideradas de menor "urgência" de uso: o consumidor consegue postergar a abertura desses apps para quando está em redes Wi-Fi ou com melhor custo-benefício.

Tempo

O estudo da Ericsson mediu também o tempo gasto pelos consumidores em cada tipo de comunicação em seu smartphone (chamadas de voz, email, redes sociais e apps de VoiP e de mensagens instantâneas). Os resultados variaram bastante de acordo com o mercado. Nos EUA e na Inglaterra, por exemplo, 53% do tempo gasto com comunicação pelo smartphone fica com os apps de redes sociais. Na Índia, na Coreia do Sul e no Japão, o primeiro lugar fica com apps de VoiP e mensagens instantâneas, que tomam 66%, 51% e 42% do tempo de comunicação, respectivamente.

Há alguns resultados curiosos na comparação entre os cinco países pesquisados. Enquanto as chamadas de voz ocupam 21% do tempo de comunicação gasto em smartphones nos EUA, no Japão representam apenas 1%. Quanto ao uso de email, este responde por apenas 2% do tempo de comunicação dos indianos em smartphones, mas 26% daquele dos japoneses.

Apps

A pesquisa indica também quais são os cinco apps de VoiP e mensagens instantâneas mais utilizados em cada um dos mercados investigados. O WhatsApp lidera na Índia, onde é usado por 98% dos usuários de smartphones, seguido por Hike (44%) e Facebook Messenger (37%). Coreia do Sul e Japão têm como líderes apps locais: Kakao Talk (92%) e Line (62%), respectivamente. Na Inglaterra, WhatsApp (54%) e Facebook Messenger (53%) praticamente dividem o mercado, seguidos pelo Google Hangouts (22%). Nos EUA, o Facebook Messenger lidera, mas com um percentual relativamente baixo de penetração: 37%. Interessante notar que o WhatsApp não aparece na lista dos cinco mais usados no mercado norte-americano. Depois do Messenger, os outros quatro citados são: Hangouts (24%), Snapchat (14%), Skype (12%) e Kik (9%).