A plataforma de consultas on-line da Prefeitura de Belo Horizonte passa a contar com uma nova ferramenta baseada em inteligência artificial para acompanhamento de pacientes com suspeita de Covid-19. Na prática, o médico da teleconsulta, caso seja necessário, indica ao paciente que ele baixe o aplicativo Binah, gratuitamente, para aferição e monitoramento de funções vitais do paciente. A ação é resultado de uma parceria entre Vale, Unimed-BH, a empresa de tecnologia Binah e a Prefeitura de Belo Horizonte.

Binah é um aplicativo já disponível para Android e em breve para iOS. Ele usa a câmera do celular, tecnologias de processamento de sinal e inteligência artificial combinadas com um processador matemático que analisa a imagem através do reconhecimento facial. O usuário deve posicionar o smartphone como se fosse tirar uma selfie, mas ele apenas liga a câmera e deve ficar assim por 1 minuto e 15 segundos. Nesse tempo, o aplicativo coleta parâmetros vitais do paciente, como frequência respiratória, batimento cardíaco e pressão arterial captados a partir da bochecha e da testa do paciente.

O app foi desenvolvido em Israel e chegou ao Brasil por meio de Cláudio Lottenberg, oftalmologista, presidente do Instituto Coalizão Saúde e do conselho do Hospital Albert Einstein. No mundo, o app já foi utilizado por cerca de 20 milhões de pacientes.

“A solução permite captar indicadores que ajudam na avaliação e na tomada de decisão se o paciente precisa de um atendimento médico presencial, se precisa ou não ir à emergência, além do acompanhamento de pacientes crônicos. Isso ajuda a desafogar o SUS”, explica Lottenberg, que trouxe a tecnologia ainda em fevereiro, antes de a pandemia do novo coronavírus chegar ao País.

O acesso ao aplicativo só é disponibilizado por e-mail ao paciente durante a consulta on-line. Cada paciente poderá permanecer por até 14 dias com acesso ao aplicativo, sem limite de avaliações. Estão sendo disponibilizadas 39 mil licenças de uso simultâneo nessa fase inicial. A capital mineira é a primeira cidade no País a usar a tecnologia israelense.

A solução da Binah está inserida na plataforma de consultas on-line da Unimed-BH que fez a cessão da tecnologia para a Prefeitura de Belo Horizonte que, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, passou a oferecer o serviço para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital. Atualmente, mais de 7 mil pessoas já foram atendidas utilizando a plataforma.

Os dados coletados pelo aplicativo são encaminhados para a planilha de monitoramento diário do paciente do SUS. As informações vão aprimorar o processo de acompanhamento dos usuários de Centros de Saúde que utilizam a teleconsulta.

A Binah foi selecionada pelo Desafio Vale Covid-19, uma parceria da Vale com o Hospital Israelita Albert Einstein e a Rede Mater Dei de Saúde. Lançado em março, o edital destina US$ 1 milhão para 12 soluções no Brasil e no Canadá. Todas as parceiras contempladas doarão uma parte do material produzido ou do serviço oferecido para instituições de saúde de estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará e São Paulo, entre outros. No total serão beneficiadas 600 mil pessoas e cerca de 100 hospitais.

Lottenberg está estudando também outras frentes para a expansão do uso da Binah e, para isso, está conversando com operadoras e outras prefeituras.