O Banco do Brasil e o Bradesco passaram a prover acesso ao Apple Pay para seus clientes nesta terça-feira, 14. A liberação de acesso à carteira virtual da companhia norte-americana acontece após os 90 dias de exclusividade que o Itaú teve na carteira de pagamentos da companhia californiana.

No Bradesco, o Apple Pay funciona para correntistas com cartões de crédito Visa ou cartões de débito Poupcard Visa; já no BB, para clientes com as tarjetas de crédito e débito Ourocard com a bandeira Visa.

No momento, os clientes do BB com cartão Elo estão fora, mas serão incluídos em breve, segundo o banco. O Bradesco também foi questionado sobre a liberação para consumidores com tarjetas Mastercard, mas ainda não há previsão de adesão.

Os correntistas com a função débito de seus cartões não conseguem fazer compras online. As compras em e-commerce e serviços na web estão restritas para a função crédito, informaram os dois bancos a Mobile Time.

Como funciona

Para comprar no mundo físico, o cliente deve aproximar seu dispositivo de máquinas de cartão que tenham o símbolo do NFC ou do Apple Pay, e manter o dedo sobre o leitor de digitais Touch ID. E, na compra online, os consumidores devem confirmar a transação também com o Touch ID ao término da transação.

Ao todo, 25 lojas ou serviços online já aceitam pagamentos via Apple Pay.

 

E 18 lojas ou serviços offline dão algum mimo aos consumidores que pagarem via carteira digital da Apple.

 

Dispositivos

O Apple Pay funciona em lojas físicas com iPhones (iPhone X, iPhone 6s, iPhone 8, iPhone 6s Plus, iPhone 8 Plus, iPhone 6, iPhone 7, iPhone 6 Plus, iPhone 7 Plus e iPhone SE), relógios Apple Watch (Apple Watch Series 3, Apple Watch Series 2, Apple Watch Series 1 e Apple Watch de 1ª geração) e tablets iPads (iPad  de 6ª geração, iPad Air 2, iPad Pro, iPad mini 4, iPad de 5ª geração e iPad mini 3). Por sua vez, as compras online aceitam os aparelhos acima, o MacBook Pro com Touch ID, além de aquisições através do Safari ou em qualquer modelo de Mac desde 2012 que tenha o sistema operacional macOS Sierra.