O que acontece quando especialistas em robótica, inteligência artificial, jogos eletrônicos e desenho animado se juntam para criar um brinquedo? Um dos possíveis resultados é Cozmo, um robô de estimação criado pela start-up norte-americana Anki, cujo lançamento acontece neste quarto trimestre nos EUA. Ele é um pequeno robô que se move sobre esteiras rolantes (como um tanque) e que possui como braços uma espécie de empilhadeira mecânica. O diferencial do Cozmo é a sua capacidade de reconhecer rostos e o ambiente à sua volta, além de aprender coisas ao longo da sua vida, graças a softwares de inteligência artificial e de reconhecimento de imagens.

Através de um app para Android e iOS, o dono do Cozmo acompanha a sua evolução. Mas não precisa controlá-lo: Cozmo se vira sozinho. Ele propõe jogos e brincadeiras com as pessoas à sua volta; consegue reconhecer o espaço e evitar choques ou quedas; reage às interações com sons e movimentos dos"olhos" (desenhados em uma tela na sua cabeça); e até se dirige sozinho até o carregador para "dormir". Além disso, tem personalidade e bom-humor, que vai revelando aos poucos, ao longo da sua relação com seu dono. O robô vem acompanhado de três cubos eletrônicos com os quais é possível desafiar o usuário em alguns jogos. Conforme vai conhecendo melhor o mundo à sua volta, Cozmo vai ganhando novas habilidades.

A Anki dispponibliza em seu site um SDK para quem quiser criar aplicações que interajam com o Cozmo.

Cozmo é composto por mais de 300 peças, cinco engrenagens e quatro motores. Sua visão provém de uma câmera VGA que captura 30 quadros por segundo, associada a um software de reconhecimento facial. Seu chipset realiza milhares de operações por segundo para determinar seus movimentos e suas reações. Cozmo está disponível para pré-venda nos EUA por US$ 179,99 pelo site da Anki.