Robô Policial Promobot V.4

A Umbô apresentou nesta semana uma versão do seu robô para atendimento policial, um equipamento automatizado que consegue fazer reconhecimento de passaporte e biometria facial, vocal e de impressões digitais. Seu intuito é ajudar policiais a checar identidades de potenciais criminosos em locais com grande concentração de pessoas.

O humanoide é  um produto da empresa russa Promobot que é representada pela Umbô no Brasil. Na Rússia, o humanoide está conectado ao banco de dados do Ministério de Administração Interna. Batizado de Promobot V.4, o robô possui conectividade via rede móvel ou Wi-Fi – dependendo da necessidade do cliente. Além disso, o droide porta scanner de impressões digitais, scanner de passaporte e câmera fotográfica.

Uma vez conectado à rede, o robô pode ser plugado a bancos de dados para fazer as checagens e identificar os criminosos. As informações são mostradas em sua tela. Importante dizer que o robô não opera sozinho, ele precisa de um humano para começar a análise.

Ainda não há clientes do robô policial no Brasil. Mas há conversas com algumas empresas com interesse em automatizar processos. A companhia ainda possui outros robôs que foram usados em mais de 20 projetos de saúde, educação, varejo e eventos, em um ano de operação.