Netflix: assinatura mais em conta somente para smartphones em países asiáticos

A Netflix está testando um modelo de assinatura com preço reduzido apenas para quem assistir a seus filmes e séries pelo smartphone. A opção pretende ampliar sua penetração em mercados emergentes, em especial a Ásia. A notícia saiu no site Tech Crunch.

Na semana passada, o CEO Reed Hastings disse à Bloomberg que a empresa experimentaria pacotes com preços mais baixos. Pois o primeiro mercado confirmado foi o da Malásia, onde a Netflix lançou discretamente uma opção de assinatura para celulares com preço de US$ 4 por mês. Isso é metade do valor do pacote mais barato da empresa, vendido por US$ 7,90 por mês no país asiático.

A empresa não entra em detalhes, mas o teste está acontecendo em outros países, também discretamente. A Netflix não afirma onde essas assinaturas estão disponíveis, nem se vai expandir para outras partes do mundo.

No Brasil, o plano mais simples, o básico, custa R$ 19,90, algo em torno de US$ 5,30.

Concorrência

O mercado asiático é um dos mais turbulentos para a Netflix. Lá, seus concorrentes cobram mensalidades bem abaixo do que ela pratica pelo mundo. E, embora ela tenha uma parcela significativa de seus usuários fora dos Estados Unidos – 79 milhões do total de 137 milhões de clientes – a empresa está perdendo assinantes e, muito provavelmente, por conta de seus preços. Assim, se o indiano Hotstar, o malaio iFlix, o HOOQ (sudeste asiático e Índia) e o Viu (Ásia) cobram em torno de US$ 3 por mês, a solução de uma assinatura para smartphones por um preço semelhante parece indicar uma vontade de a empresa concorrer de igual para igual com os outros players da região.