O Nubank (Android, iOS) terminou o terceiro trimestre de 2023 com um lucro líquido de US$ 330 milhões, um aumento considerável (4.000%) ante US$ 8 milhões de um ano antes. De acordo com relatório divulgado na noite desta terça-feira, 14, a receita cresceu 53% na comparação ano a ano, de US$ 1,3 bilhão para US$ 2,1 bilhões.

Em carta aos acionistas, o CEO e cofundador do banco digital, David Velez, credita o incremento das finanças às estratégias de cross-sell e up-sell de serviços e produtos financeiros, além do crescimento de novos clientes. O banco chegou a 89,1 milhões de clientes, 46% de aumento ante 70,4 milhões do segundo trimestre de 2022. Ou seja, 18,7 milhões a mais que um ano antes.

Um dos destaques da operação é o México com 700 mil clientes a mais na NuConta, saltando de 3,6 milhões para 4,3 milhões de clientes. Por sua vez, a Colômbia subiu 100 mil usuários, de 700 mil para 800 mil.

No trimestre, foram adicionadas 5,4 milhões de contas. E o Brasil segue sendo a operação mais forte do Nubank, com uma média de 1,5 milhão de adições de clientes por mês. Dos clientes brasileiros, ainda vale destacar:

  • 63,6 milhões têm conta pessoa física;
  • 3,4 milhões com conta pessoa jurídica;
  • 36 milhões com cartão de crédito;
  • 7,3 milhões com empréstimo pessoal;
  • 12,4 milhões com investimentos (NuInvest);
  • 1,5 milhão com investimentos em cripto (NuCripto);
  • 1,2 milhão com seguros.

Com isso, o banco figura como o quarto maior do País e o quinto maior da América Latina.