[Atualizados às 15h55 do dia 16/12/2020] O aplicativo de educação por gamificação, Kahoot! (Android, iOS, Huawei), lançou sua versão em português brasileiro recentemente. Por trás dessa estratégia, a edtech pretende deixar o app mais acessível aos usuários brasileiros, além de trazer mais assinantes locais, como explica Sean D’Arcy, vice-presidente da área de escola e casa na empresa.

“Em adição aos usuários gratuitos, nós temos assinantes na América Latina que encontram grande valor em usar a versão premium do Kahoot!. Nós esperamos que o crescimento continue com mais conteúdo localizado disponível para os usuários no futuro”, disse o executivo, ao lembrar que uma versão em espanhol está disponível para a América Latina desde setembro deste ano.

Atualmente, o aplicativo tem a versão gratuita com até oito usuários por grupo de jogo. Na opção paga, o Kahoot começa em R$ 28,33 por mês com opção para 20 jogadores.

Apenas no Brasil, o app que se baseia em perguntas e respostas registrou 22 milhões de jogadores brasileiros passivos (apenas respondem) em sua base e 350 mil anfitriões ativos (criadores das sessões) em 12 meses, um crescimento “tremendo” na visão de D’Arcy, que a empresa espera manter em 2021 com o app em língua nativa. No mundo, a companhia acumula 1 bilhão de usuários em 200 países que jogaram mais de 200 milhões de partidas. Neste cenário, o Brasil está entre os 15 principais mercados do Kahoot que tem como seu público estudantes, pais, professores e usuários corporativos.

Além do Kahoot, o aplicativo Drops (Android, iOS) de ensino de idiomas também está português.

Saúde financeira

Outros temas abordados na conversa por e-mail com o executivo foram: o ano de 2020 e os recentes resultados financeiros. De acordo com o VP, a empresa teve seu crescimento global acelerado pela crise do novo coronavírus, uma vez que os consumidores aderiram mais ao app para ter engajamento digital em sala de aula, encontros familiares e reuniões de trabalho.

Como exemplo desse incremento, a base de assinantes cresceu 160% para 360 mil pessoas pagantes no terceiro trimestre de 2020, ante o mesmo período em 2019. E a receita da empresa subiu 241%, de US$ 3,4 milhões para US$ 11,5 milhões.

“Com o mundo se adaptando ao novo normal (sic) de modo de trabalho e estudo pós Covid-19, esperamos mais crescimento em 2021”, disse. “Enquanto isso, continuaremos a construir produtos com mais valor, funcionalidades e conteúdo local aos nossos usuários”, completou.

Com negociação pela Bolsa de Oslo, o Kahoot tem entre seus sócios o Softbank (10% das ações), a Microsoft (5%) e a Disney (3%).