Em relatório divulgado nesta quarta-feira, 14, a 5G Americas explora os novos recursos e tecnologia do Release 18 (Rel-18) da rede de quinta geração, desenvolvido pela 3GPP (Third Generation Partnership Project), conhecido como 5G-Advanced. “A Transição para 5G-Advanced: o Roteiro da 3GPP para 2025” trata de avanços em inteligência artificial, realidade estendida e outros temas.

O documento fornece uma visão geral dos principais recursos e tecnologias em estudo e sendo especificados pela 3GPP para o Rel-18, que devem ser implementados até 2025. O relatório apresenta novas aplicações verticais, além de avaliar tendências e casos de uso globais. São elencadas tecnologias de acesso via rádio, destacando-se 22 novos recursos e capacidades RAN, assim como arquiteturas de sistemas, redes core e serviço.

O 5G-Advanced terá novos recursos para banda larga fixa e móvel. Setores verticais poderão aproveitar melhorias nas áreas de inteligência artificial, aprendizagem de máquina e tecnologias duplex completas baseadas em uma única plataforma, assim como realidade estendida (XR). O Rel-18 propõe padrões que implementam técnicas baseadas em aprendizado de máquina em diferentes níveis da rede.