Um novo aplicativo promete ajudar a reconhecer terremotos usando o acelerômetro do smartphone. É o MyShake (Android), criado pelo departamento de sismologia da Universidade Berkeley em parceria com a Deutsche Telekom e a Fundação Gordon and Betty Moore com um estudo científico publicado no jornal Science Advanced.

De acordo com o documento, um smartphone comum pode medir um terremoto de magnitude 5 na escala Richter em um raio de 10 km e os dados captados são enviados à Berkeley para análise. Isso poderia ser útil em regiões com histórico de terremotos como Peru, Chile, México e Nepal.

Para não confundir os movimentos do usuário (como corrida, caminhada, subir em um ônibus ou solavancos de um trem) com um terremoto, o aplicativo possui históricos de terremotos recentes para fazer a comparação correta. A confirmação do terremoto é feita através da combinação de dados com mais de um usuário, algo que eles chamam de “comunidade do My Shake” ou “rede global sísmica”.

Em seu site, a equipe do projeto explica que o app não deve substituir equipamentos sismológicos de grande potência das universidades norte-americanas, mas poderia alertar os usuários (se usado em larga escala) sobre um possível terremoto segundos ou até minutos antes.