O sistema prisional de Hong Kong ganhará uma prisão inteligente em breve. De acordo com o jornal China Daily, quatro projetos serão lançados para melhorar a segurança no sistema carcerário da região. Haverá sistema interno de câmera com análise de imagens por inteligência artificial, pulseiras inteligentes para prisioneiros e um sistema robótico será usado para detectar vestígios de drogas nos encarcerados.

No caso das câmeras, ela detecta padrões anormais do prisioneiro em seu dormitório (brigas, tentativa de suicídio, desmaio ou tentativa de fuga, por exemplo) e alerta os guardas da prisão. Um sistema desses já foi instalado na Prisão de Pik Uk em quatro alas e agora será expandido para todas as outras até o final de 2021.

A pulseira, por sua vez, será levada para o hospital e dois dormitórios da Prisão Stanley, ao hospital do Centro Prisional Tai Lam para Mulheres e para o Hospital Psiquiátrico Siu Lam até o quarto trimestre de 2021. E o robô que detecta drogas será testado em um centro prisional, a ser definido até o segundo trimestre deste ano.