| Publicada originalmente no Teletime | O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, afirmou durante o Seminário Políticas de Telecomunicações nesta quarta-feira, 15, na Finatec, na Universidade de Brasília, que serão lançados programas de linhas de crédito no BNDES com recursos do Fundo de Universalização de Telecomunicações (Fust). O contrato com o banco terá um valor de R$ 1,2 bilhão no total, com contrapartidas para conexões a escolas.

Segundo o ministro, as linhas “terão taxas competitivas” para prestadoras de pequeno porte (PPPs). Além disso, está em elaboração com o BNDES um programa de garantia de crédito e uma linha de R$ 32 milhões a fundo perdido, mas desta vez para conectar escolas. Ele citou ainda a disponibilidade de recursos para projeto em área rural.

A aplicação do recurso do Fust, contudo, ainda não está definida. “Agora está sendo formado um novo Conselho Gestor do Fust para fazer a revisão e discutir junto ao BNDES os critérios para acesso aos recursos”, declarou o ministro em conversa com jornalistas após participação no evento, realizado por Teletime em parceria com o Centro de Políticas, Direito, Economia, Tecnologia e Comunicações (CCOM) da UnB.

Esse novo Conselho deverá conceber e publicar um novo edital do Fust, como parte das metas para os primeiros 100 dias do governo Lula. Será neste edital em que haverá os compromissos, “dependendo do crédito e do valor para levar as conectividades às escolas”.