A Qualcomm e a Fundação Telefônica/Vivo deram início à terceira fase do projeto "Pescando com Redes 3G", mantido em parceria com a  prefeitura de Santa Cruz Cabrália (BA). A nova etapa inclui a abertura do "Centro de Educação e Inovação Tecnológica – Pescando com Redes 3G" (CEIT-PR3G).

Esse centro vai oferecer cursos de capacitação em diversas áreas para moradores da região e fará uso de tablets e smartphones fornecidos pela Qualcomm. A ideia é que os alunos conectem-se pela rede 3G da Telefônica/Vivo à plataforma online que oferece ferramentas de desenvolvimento, permitindo a criação de conteúdo digital localizado e aplicativos móveis específicos. O CEIT-PR3G será instalado em um prédio doado pelo município baiano.

Há previsão também de cursos sendo ministrados em locais externos e em ambientes ao ar livre em comunidades distantes, graças ao apoio das tecnologias móveis. O projeto impactará mais de 4 mil pessoas em Santa Cruz Cabrália e outras 5 mil em comunidades vizinhas.

Etapas

O projeto consiste na promoção do desenvolvimento econômico e social do município por meio da inclusão digital e social de pescadores produtores de ostras. Na fase inicial, os pescadores de Cabrália utilizaram as redes 3G e dispositivos móveis para acessar informações em tempo real sobre as condições de pesca (clima) e preços de mercado dos produtos. O resultado, segundo os idealizadores do projeto, foi o aumento na renda da comunidade local, e a melhoria na eficiência do comércio local.

Ao todo, cerca de 60 pescadores em sete comunidades foram diretamente beneficiados com o projeto, além de mais 750 pessoas de empresas locais, que se beneficiaram indiretamente. Na comunidade de Coroa Vermelha, onde se localiza a unidade de processamento de pescado, a receita aumentou para quase R$ 70 mil no período de nove meses após o lançamento do projeto.

Já durante a segunda fase do projeto houve treinamento sobre o cultivo de ostras como uma alternativa sustentável para a pesca tradicional durante o período de entressafra. Os participantes ainda receberam um aplicativo de realidade aumentada que usa a plataforma Vuforia da Qualcomm para acessar conteúdos relacionados ao projeto.

A terceira fase focará em como a comunidade pode aumentar o poder da conectividade móvel, 24 horas por dia, para transformar a aprendizagem e criar novas oportunidades de negócios.