O jornal O Globo criou um aplicativo para auxiliar os motoristas no trânsito do Rio de Janeiro. O "VaiRio", como foi batizado, está disponível para download gratuito para iOS. Seu principal diferencial frente a outros apps de trânsito é contar com oito repórteres do jornal de plantão no centro de operações da prefeitura do Rio acompanhando as condições de tráfego por toda a cidade. O app permite que o usuário salve suas rotas mais comuns de deslocamento e configure dias e horários para receber alertas com notícias de trânsito em tempo real nos trajetos escolhidos. Também é possível traçar rotas com navegação por escrito passo a passo e previsão de tempo de chegada, considerando as condições do trânsito naquele momento. Por fim, o app inclui pontos de interesse no mapa, relacionados ao caderno de entretenimento RioShow, e indica com as cores vermelha, amarela e verde as condições das principais ruas ao redor do usuário.

Análise

O lançamento do "VaiRio" reforça a tendência de grandes empresas de mídia criarem apps móveis patrocinados. Aparentemente, esse é o modelo mais aderente a essas empresas, aproveitando a experiência de sua equipe comercial e seu relacionamento com os anunciantes de seus outros veículos. Além disso, a capacidade de geração de conteúdo desses grupos garante um diferencial de qualidade que atrai o público. Por fim, os outros veículos geridos pelo grupo servem para divulgar a novidade – saiu matéria sobre o "VaiRio" na edição de domingo do Globo, por exemplo. O "VaiRio" é atualmente patrocinado pelo Itaú (aparece uma tela de propaganda do banco ao abrir o app) e conta com banner publicitário na parte inferior da tela.