Após realizar uma pesquisa que concluiu que o consumidor brasileiro estaria disposto a pagar até R$ 93 a mais por um smartphone que viesse com um determinando conjunto de apps e conteúdos pré-embarcados, a Qualcomm desenvolveu uma solução de instalador remoto de aplicativos Android. O instalador dará acesso a um catálogo pré-definido de apps, permitindo que o consumidor escolha os títulos de sua preferência ainda dentro da loja, no ato da compra. Seria, portanto, uma forma de personalizar o pré-embarque de apps, sem que a lista final precise ser definida de fábrica. A instalação requer que o telefone esteja conectado a uma rede Wi-Fi. "A ideia é ajudar o consumidor leigo, que está comprando seu primeiro smartphone", explica Dário Dal Piaz, diretor da Qualcomm responsável pelo projeto.

A solução foi desenvolvida para funcionar de maneira otimizada em aparelhos com o processador Snapdradgon e está sendo oferecida para os fabricantes presentes no Brasil. Cada fabricante definiria o catálogo disponível para seus consumidores e a quantidade de apps que poderão ser selecionados para cada modelo de terminal. Os catálogos podem ser diferentes de acordo com o modelo de aparelho. "Alguns fabricantes já contrataram o instalador. Antes da metade do ano será lançado um modelo no Brasil com essa solução", informa o executivo. A ideia, criada pela engenharia da Qualcomm no Brasil, será adotada também na Índia.

Análise

O Instalador da Qualcomm chega em um momento adequado ao mercado brasileiro por duas razões: 1) o barateamento dos smartphones está popularizando esse produto, mas muitas pessoas que compram pela primeira vez esse tipo de telefone ficam perdidas diante da infinidade de títulos nas lojas de aplicativos oficiais; 2) o governo brasileiro vai exigir a inclusão de apps nacionais nos smartphones que forem agraciados com a desoneração tributária, logo, o instalador pode ser a solução para que esse conteúdo seja personalizável, dispensando uma escolha prévia e inflexível de fábrica.

Em recente entrevista a este noticiário, o executivo da Samsung responsável por parcerias na área de conteúdo móvel na América Latina, Robson Lisboa, comentou que a fabricante estaria testando uma nova solução para instalação remota de aplicativos em seus aparelhos. A descrição se encaixa perfeitamente no instalador criado pela Qualcomm, embora nenhuma das duas companhias confirme a parceria por enquanto.

Tela Viva Móvel

A política pública do governo federal para incentivo da produção nacional de apps será discutida em painel na próxima sexta-feira, 17, durante o Tela Viva Móvel, em São Paulo. E Dal Piaz, da Qualcomm, fará palestra no mesmo seminário sobre o tema de context awareness. Para maiores informações sobre a agenda do evento e inscrições, acesse www.telavivamovel.com.br