A Qualcomm finalizou o semestre com pelo menos 20 smartphones lançados no Brasil com suas plataformas móveis (chipsets). De acordo com Fred Vieira, gerente de engenharia da fornecedora, os pontos altos do semestre foram os lançamentos do primeiro handset com o chip QSiP com a Asus e o lançamento do LG G8S ThinQ.

Segundo Vieira, o lançamento do QSiP despertou interesse em vários fabricantes e, atualmente, a Qualcomm negocia com três empresas para usá-lo em seus smartphones. “O 855, por exemplo, proporciona uma extrema qualidade com inteligência artificial, computação visual, câmera de alta capacidade e é preparado para o 5G”, completou.

Durante o lançamento do LG G8S na última quarta-feira, 24, o gerente de engenharia da Qualcomm explicou também que não há mudanças de planos na fábrica do QSiP da fornecedora, mesmo com uma eventual redução das taxas de importação no governo brasileiro. Inclusive, ele ressaltou que o time da empresa deve crescer e contratar mais dez pessoas até o final do ano.

Outro mercado que a companhia viu crescer foi em Internet das Coisas (IoT). Vieira explicou que há lançamentos programados para o segundo semestre de máquinas de pagamentos robustas, com sistema Android, aplicativos, leitura de QR Code e até reconhecimento facial.

“IoT é o segundo foco da Qualcomm no Brasil hoje. O primeiro é em dispositivos móveis”, destacou em conversa com Mobile Time. “Temos bastante espaço em POS. Hoje, nós temos projetos de chips com as quatro principais adquirentes do País.”

Sobre 5G, Vieira confirmou que haverá testes com as operadoras interessadas no tema na segunda metade do ano. Explicou que serão simulações parecidas com aquelas mostradas em Barcelona na MWC19, com estudos de caso e situações reais em dispositivos com chips Qualcomm.