Apesar da quarentena por causa do novo coronavírus, o volume de transações registradas nos 23,5 mil caixas eletrônicos do Banco24Horas espalhados pelo Brasil se manteve praticamente estável em abril, na comparação com o mesmo mês de 2019. A queda foi de apenas 0,5%.

“O impacto baixo foi surpreendente para a gente. Nas máquinas localizadas em regiões das classes A e B a queda foi maior. O volume migrou para onde estão as classes C e D. Na periferia cresceu a quantidade de transações”, relata Marcos Mazzi, gerente executivo de autoatendimento da Tecban, empresa dona da rede Banco24Horas, em entrevista para Mobile Time. Também foi possível notar uma queda maior nas regiões Sul e Sudeste, enquanto nas regiões Norte e Nordeste houve crescimento.

É preciso também analisar os resultados separando por tipo de transação. Houve uma queda de 10,5% no volume de saques nos terminais da rede em abril. Por outro lado, houve um aumento de 8,6% nas outras transações (consultas e pagamentos). Mazzi atribui o aumento nas consultas ao público que recebeu o auxílio emergencial, que se dirigiu às máquinas do Banco24Horas para verificar se o dinheiro entrou em sua conta. Paralelamente, o valor médio por saque cresceu 10,4% em abril, desta vez em comparação com janeiro deste ano.

“O impacto baixo foi surpreendente para a gente”, diz Marcos Mazzi, da Tecban

Vale destacar que boa parte das máquinas da rede estão localizadas em estabelecimentos de serviços essenciais, como supermercados, farmácias e postos de gasolina, que seguem abertos.

Além dos usuários de bancos tradicionais, aqueles de diversos bancos digitais e fintechs também podem sacar dinheiro na rede Banco24Horas.

Caixa TEM

Em breve os beneficiários do Auxílio Emergencial que eram desbancarizados e receberam o dinheiro em uma conta de poupança social digital da Caixa vão poder sacar nos terminais do Banco24Horas. Isso será feito digitando no equipamento um token enviado pelo app Caixa TEM para o celular do usuário.