A Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSMC) vai construir uma fábrica no Arizona. A planta de uma das maiores fabricantes de chips custará US$ 12 milhões e vai gerar 1,6 mil empregos. A notícia, anunciada nesta sexta-feira, 15, chega no mesmo dia em que o governo dos EUA impõe restrições à Huawei na fabricação de chips.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu trazer de volta a fabricação do exterior e agora uma forte crise econômica provocada pelo novo coronavírus está impulsionando um esforço do governo para acabar com a dependência da China na produção e cadeia de suprimentos.

De acordo com a reportagem da Reuters, a chegada da TSMC seria uma provável vitória do presidente Donald Trump pelos esforços de seu governo de retirar as cadeias globais de fornecimento de tecnologia da China. Porém, de acordo com fontes da agência de notícias, a contribuição da receita da fábrica deve permanecer em torno de 3% a 4%.

A TSMC é um importante fornecedor para os EUA. Gigantes da tecnologia como Apple e Qualcomm, além de empresas chinesas como a Huawei usam seus produtos. No entanto, de acordo com a TSMC, o plano seria construir a fábrica em nove anos.