O Click to Pay terá o mesmo impacto que o pagamento com NFC teve para a indústria, aposta Giancarlo Greco, presidente da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).
Em conversa com a imprensa sobre os resultados da indústria, nesta quarta-feira, 15, Greco não deu detalhes de como andam os testes da solução, que começaram no fim do ano passado, mas se mostrou otimista.
“Em um período curto veremos o Click to Pay causando o mesmo impacto que o NFC causou. É algo que veio para ajudar a revolucionar o mercado. Diria que é como a tarja, o chip, o NFC, e agora, o Click to Pay é mais um passo importante da indústria para se adaptar à tecnologia”, resumiu. “Estamos muito felizes com a adoção e vamos expandir de forma gradual”, continuou Greco sem especificar quando haverá uma adoção em massa da solução de pagamento online.
De acordo com o presidente da Abecs, os números sobre a solução ainda não serão divulgados e levará mais alguns meses para eles aparecerem no encontro trimestral que a associação promove para apresentar os números dos meios de pagamento.
“O Click to Pay ainda está em um número reduzido de estabelecimentos e em mercados também. Nem todas as bandeiras estão embarcadas, os números são muito preliminares e voláteis. Por enquanto, estamos mantendo em um ambiente de testes. A hora que vier para o mercado de forma mais massiva, ele vem com toda a segurança e conveniência possível. No momento, precisamos nos certificar que tudo esteja funcionando bem, e, até agora, tudo funciona bem”, contou.
Como funciona o Click to Pay
O Click to Pay começou a ser testado no fim do ano passado e os testes estão se expandindo gradativamente.
A solução funciona da seguinte maneira: os dados de cobrança ficam armazenados na plataforma da bandeira. Lá, são tokenizados. E, quando uma pessoa fizer uma compra em um estabelecimento virtual que aceite o Click to Pay, o e-commerce puxa essas informações e o cliente deve dar apenas um aceite para finalizar a transação. A solução passa a ser mais uma opção de pagamento, assim como o Pix, cartão de crédito e boleto, por exemplo. Para segurança, é necessário informar o e-mail e será gerada uma autenticação de dois fatores. Tudo dentro do site do comércio eletrônico. Vale reforçar que os dados do cliente não ficam armazenados no comércio.
Prêmio Seleção Mobile Time
Na noite de terça-feira, 14, o Click to Pay junto com o Celular Seguro foram as iniciativas vencedoras do Prêmio Seleção Mobile Time 2024. Os troféus foram entregues ao fim do evento MobiXD, em São Paulo, promovido por este noticiário.
“A gente ficou muito feliz com a premiação e acredito que ela aconteceu justamente pela funcionalidade robusta que ela é”, disse Giancarlo Greco.