A Abecs iniciou nesta quarta-feira, 21, um projeto piloto para o Click to Pay, solução de pagamento em comércio eletrônico que dispensa o preenchimento de dados pessoais em cada compra em e-commerces. Os parceiros desta primeira etapa da iniciativa são: as bandeiras Mastercard e Visa; os emissores Banco do Brasil e Bradesco; e a adquirente Adyen. Nesta fase, somente os funcionários dos bancos parceiros poderão realizar compras na plataforma de venda de ingressos Ingresse (Android, iOS) com cartão de crédito.

Para um segundo momento, serão adicionados os parceiros Santander e Amex.

A ideia é acelerar o piloto para que, ainda no primeiro semestre, seja testado o Click to Pay com cartão de débito no comércio online, informou Nuno Lopes Alves, presidente da Visa no Brasil, em conversa com a imprensa.

“O que estamos fazendo é uma padronização. As bandeiras tinham suas soluções próprias, como o Visa Checkout, por exemplo, mas agora queremos padronizar para o mercado nacional”, explicou o executivo que também é conselheiro da Abecs. “Estamos buscando uma melhor experiência para o usuário, com uma jornada de compra mais fluida e segura”, completou.

Como funciona

 

Click to Pay

Tela de como o CLick to Pay poderá ser apresentado para o usuário na tela de escolha do meio de pagamento. Imagem: divulgação

Lopes fez uma analogia entre o Click to Pay e o pagamento por aproximação nas compras físicas. Na prática, a pessoa deve preencher as informações de cobrança e de pagamento na plataforma da bandeira, onde os dados são tokenizados e armazenados. Assim, quando for realizar uma compra em um site, a opção Click to Pay estará junto com as demais (Pix, cartão de crédito, boleto, por exemplo) e, ao selecionar o novo meio de pagamento, o comércio puxa as informações da bandeira. Para segurança da transação, é necessário informar o e-mail e será gerada uma autenticação de dois fatores. Tudo dentro do site do comércio eletrônico. Ou seja, os dados do cliente não ficam armazenados no comércio.

Assim, quando a pessoa precisar mudar de cartão, o novo número e as outras informações são automaticamente atualizadas, sem a necessidade de preencher tudo novamente.

“Os dados do cartão não aparecem. E, caso a pessoa precise trocar de cartão, ele será atualizado automaticamente na plataforma da bandeira. Estamos reduzindo o abandono do checkout e reduzindo fraudes com o Click to Pay”, explicou.

Fim do cartão virtual

A solução acaba sendo uma substituição aos cartões virtuais oferecidos pelos bancos, explicou Lopes. “Para usar o cartão virtual, você tem que entrar no app do banco, fazer uma série de cliques, digitar a senha e levar os dados para o site de comércio. Com o Click to Pay é como se o cartão virtual já estivesse lá. Ele corta a fricção e torna o cartão virtual redundante”, disse.