A Microsoft lançou nesta segunda-feira, 15, o aplicativo Hemoliga para Windows Phone, com intuito de conectar potenciais doadores de sangue com os hemocentros mais próximos a eles. A ferramenta foi lançada em virtude do Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho, e foi feita em parceria com o projeto Hemoliga.

Para usar o app, o usuário deve baixá-lo na loja de aplicativos do Windows Phone, a Windows Store, e se cadastrar. Em seguida, o Hemoliga mostra todos os bancos de sangue próximos do usuário, informações sobre estoques de sangue e envia à pessoa notificação para quando o seu tipo sanguíneo está em baixa.

O aplicativo ainda está programado para respeitar o período entre uma doação e outra, além de informar endereços dos bancos de sangue, os requisitos básicos e impedimentos para a doação, informações da última doação e traçar rotas ao hemocentros.

Outra funcionalidade do Hemoliga é a possibilidade de fazer check-in depois de retirar a bolsa de sangue: com isso a quantidade sobe automaticamente no estoque.