A prefeitura do Rio de Janeiro vai adotar o aplicativo de zeladoria urbana ZUP para o monitoramento de megaeventos, como os jogos olímpicos. Através do app, cerca de 300 agentes da prefeitura poderão enviar relatos e imagens de ocorrências relativas a limpeza, mobilidade e transporte durante as Olimpíadas diretamente para o Centro de Operações Rio, hub que concentra informações de várias secretarias e empresas públicas que operam na capital fluminense, em tempo real, 24 horas por dia.

O ZUP já vem sendo usado desde dezembro por agentes da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconserva) do Rio de Janeiro para acompanhamento de manutenção e pavimentação de vias públicas, entre outras ocorrências. Neste caso, o app se chama ConservaZUP e acumula até agora mais de 4,4 mil informes. A versão para megaeventos, por sua vez, foi batizada como ZUP Rio.

O ZUP foi criado pelo Instituto TIM e é oferecido gratuitamente com seu código aberto para qualquer município interessado. Boa Vista e São Bernardo do Campo já o adotaram.