Um aplicativo que coloca a avaliação de um hospital na ótica do paciente, essa é a ideia do MedSquare, criado por três médicos e um profissional de TI para dispositivos com os sistemas Android e iOS, cujo intuito é agilizar e melhorar a qualidade do atendimento em uma instituição de saúde.

Os médicos Giuliano Noccioli, Fábio Gatti e Ricardo Gorgulho, além do profissional de TI Sérgio Del Papa Júnior, ao perceberem a demora no atendimento dos pacientes no Instituto Paulista de Cancerologia – clínica da família de Noccioli – desenvolveram o aplicativo para resolver o problema. Em conversa com o MOBILE TIME, Noccioli revelou que os pacientes aguardavam "muito tempo" pelo atendimento (aproximadamente 20 minutos).

Nas clínicas e consultórios, o app funciona com o paciente fazendo o check-in e registrando seus dados pessoais; as informações são visualizadas pelo computador da clínica e podem ser baixadas em formato XML, o que permite um atendimento mais ágil e a eliminação de formulários de atendimento. Para o paciente, o app serve para encontrar estabelecimentos por nome, localidade, especialidade médica, tempo médio de espera, além de conversar com outros usuários da clínica por meio de chat e fazer o check-in.

O Instituto Paulista de Cancerologia, a Clínica Sainte Marie e os consultório das médicas Carolina Martins Brandão e Débora Thais Cezar tornaram-se parceiros do app – todos na região da Grande São Paulo. Desse modo, cada instituição pode acompanhar com o feedback de seus pacientes sobre o atendimento.

Além das clínicas parceiras, o MedSquare possui cadastrado em seu sistema 250 mil estabelecimentos de saúde do Brasil, 3 mil usuários registrados e 7 mil downloads distribuídos entre as lojas de aplicativos App Store e Google Play.

Trip Advisor

Com um modelo de negócios baseado na parceria com as clínicas, o MedSquare consegue monetizar por meio da venda dos serviços, como análise de atendimento, banners no app, eliminação dos formulários de papel, informação sobre doenças e medicamentos de pacientes e lista de funcionalidades (como monitoramento do paciente).

Criado em parceria com a desenvolvedora Wintime, o aplicativo custou R$ 200 mil – valor dividido entre os quatro sócios. Giuliano Noccioli afirma que o modelo de negócios foi inspirado no aplicativo de avaliação de lugares turísticos e hotéis Trip Advisor. "A ideia é similar ao Trip Advisor. Pegar os dados de uso de cliente e transformá-los em dados analíticos para as clínicas", explica o médico.

"Atualmente, a análise da qualidade de atendimento fica 'presa' ao hospital. Com o app, a experiência do usuário é o que vale", completa Noccioli. Ele compartilhou ao MOBILE TIME que está negociando novas parcerias com três grandes hospitais de São Paulo.

MedSquare para Android

MedSquare para iOS