Samsung; Galaxy Watch 4

O Galaxy Watch 4 será usado por pacientes cardiopatas do Incor para monitoramento de sinais vitais. Foto: divulgação

Para acompanhar pacientes em períodos pré e pós-operatórios, o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Incor) passa a utilizar em cardiopatas o relógio inteligente da Samsung Galaxy Watch 4.

O dispositivo servirá para a coleta de dados para uma pesquisa com foco no monitoramento remoto de pacientes que passaram por cirurgias cardíacas.

Com duração de 14 meses, o estudo deve desenvolver uma plataforma de telemonitoramento digital assistido em que serão analisados sinais vitais dos pacientes, como: frequência cardíaca, pressão sanguínea, saturação de oxigênio, padrão do sono e eletrocardiograma.

A proposta é que, com esses dados, seja possível acompanhar os pacientes em seus tratamentos mesmo fora do ambiente hospitalar, identificando riscos e permitindo intervenções antecipadas caso aconteça qualquer alteração relevante, evitando assim complicações mais graves.

De acordo com a Samsung, a partir dos resultados obtidos ao final da iniciativa, existe a possibilidade de se replicar essa solução tecnológica em outros ambientes do SUS, viabilizando seu uso no acompanhamento clínico de pacientes de forma escalável.

MPN Forum

O diretor do núcleo de inovação InovaHC do Hospital das Clínicas, Marco Bego, apresentará o case de rede privada móvel da instituição durante o seminário MPN Fórum, organizado por Mobile Time, no dia 12 de julho, no WTC, em São Paulo. Também serão apresentados cases de redes privadas móveis da Petrobras, da Neoenergia, do grupo São Martinho e da WEG. A grade do evento e mais informações estão disponíveis em www.mpnforum.com.br