O serviço de reuniões digitais Join.me agora permite videoconferências de para usuários de iOS. O recurso está disponível para donos de iPhone 5S ou superior – para modelos anteriores, o serviço funciona apenas em áudio. Na versão gratuita, é possível conectar até cinco pessoas com transmissão simultânea em vídeo. Na versão corporativa, até dez pessoas em vídeo – e centenas somente em áudio.

Cada conexão em vídeo aparece em um círculo que flutua na tela e que pode ser reposicionado pelo usuário. Também é possível silenciar um ou mais usuários ou estabelecer uma conexão particular com um deles. O serviço funciona com as câmeras de dispositivos iOS e de computadores e laptops. Para Android, o recurso de vídeo deve ser lançado em breve.

O Join.me também permite o compartilhamento da tela do usuário, se ele estiver usando um Android ou um computador. No caso de terminais com iOS, é possível compartilhar um quadro branco, em que as pessoas desenham por cima.

Uma das vantagens do sistema é permitir o convite para que qualquer pessoa participe de uma teleconferência, mesmo que ela não seja cadastrada no serviço. Os convidados acessam através de um browser em seu computador ou laptop, sem a necessidade de instalarem nada. O acesso móvel, contudo, requer o app instalado. 

A LogMeIn, empresa criadora do Join.me, tem investido bastante no desenvolvimento de novos recursos móveis para o serviço. "Seguimos a estratégia de mobile first. Ou seja, priorizamos o desenvolvimento móvel. Tudo o que a gente faz é pensando no ambiente mobile primeiro", diz Gustavo Boyde, gerente de marketing da LogMeIn para a América Latina

Números

O Join.me vem crescendo a uma velocidade de 1 milhão de novos usuários por mês no mundo. Em 2015, sua base mundial aumentou 150% e foram contabilizadas 35 milhões de reuniões.

No Brasil, a expectativa é de um crescimento ainda maior este ano, em razão da situação econômica pela qual o País passa. "Um dos fatores de crescimento este ano são as dificuldades econômicas do Brasil. As pessoas economizam muito em deslocamento usando uma ferramenta como o Join.me", comenta Boyde. "No caso de viagens longas, há uma economia de dinheiro. No caso de viagens curtas, a vantagem é ganhar tempo", compara.