A Abratual, associação que representa operadoras móveis virtuais (MVNOs, na sigla em inglês), acredita que os preços da oferta de referência de produtos de atacado (ORPA) de MVNOs, que está sendo elaborada pela Anatel, serão ainda mais baixos que aqueles da ORPA de roaming que levou Claro e TIM a recorrerem na Justiça para conseguirem a suspensão com uma cautelar.

“Esperamos que a Anatel fixe preços que serão uma fração daqueles definidos para roaming, pelo efeito direto de retirada de encargos que a operadora deixa de ter quando vende tráfego para uma MVNO”, explica Olinto Sant’Anna, presidente da associação, em conversa com Mobile Time.

Para convencer a agência, a Abratual promete apresentar números de quanto as operadoras efetivamente cobram no mercado para MVNOs e a decomposição dos seus custos.

Sant’Anna também se disse surpreso com o movimento das teles de buscarem na Justiça a suspensão da ORPA de roaming. “A Abratual recebeu com muita surpresa essa iniciativa da TIM e da Claro de irem ao judiciário para obter uma cautelar para suspender o efeito da ORPA de roaming aprovada pelo conselho da Anatel. Essa estranheza vem do fato de que elas negociaram com a Anatel e com o Cade as condições para aprovação da compra da Oi e se comprometeram a aprovar junto com a Anatel as ORPAs de roaming e de MVNO”, critica.